Na próxima segunda-feira (22), em Pompeia, será apresentado no auditório da Fundação “Shunji Nishimura”, o Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais, voltado para empresas e entidades que integram os arranjos produtivos da região.
O evento está previsto para começar às 10h e é promovido por uma união de entidades, como a Fundação “Shunji Nishimura”, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos), Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Pompeia.
O Programa Estadual de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Locais visa fortalecer os ambientes produtivos por meio da governança e cooperação. O objetivo principal é promover a descentralização do desenvolvimento produtivo, o crescimento econômico local e a redução das desigualdades regionais.
O evento em Pompeia abordará as características do programa, focando nos benefícios para os atuais arranjos produtivos se credenciarem como cadeias produtivas locais, já que elas são concentrações de micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP, ao compartilharem recursos, as empresas participantes promovem inovação, reduzem custos, geram empregos e fortalecem seus negócios. “Dessa forma, podemos implantar projetos desenhados nas coalizões empresariais, que fomentam o empreendedorismo e respeitam as vocações e potencialidades de cada região do Estado”, afirma o secretário Jorge Lima.