O município de Pompeia obteve o melhor resultado deste ano no emprego formal no décimo mês, segundo dados divulgados recentemente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. A cidade alcançou o saldo (diferença entre admissões e demissões) de 95 postos. Até então, o melhor desempenho tinha sido registrado em julho, com saldo de 78.
Conforme os últimos números disponíveis para consulta na base de dados do Caged, em outubro, a indústria e o comércio foram os setores produtivos que mais geraram empregos com carteira assinada na cidade, com saldos de 64 e 21, respectivamente. Serviços, área que geralmente cria várias vagas, apresentou saldo de 11, enquanto a construção civil de apenas um. Já a agropecuária foi o único setor a apresentar saldo negativo, de menos dois empregos.
O saldo de outubro deste ano também é maior desde o ano de 2020, início da pandemia da covid-19. Naquele ano, Pompeia apresentou saldo de 31, número que se repetiu em 2021. Um ano depois, no décimo mês, o resultado foi melhor, de 37, caindo novamente em 2023, quando a cidade gerou 23 postos com carteira assinada, sendo a maioria pela indústria e o comércio.
Do saldo de outubro deste ano, 64 empregos foram ocupados por homens e 31 por mulheres. As faixas etárias que prevaleceram foram de 18 a 24 anos e de 40 a 49. O grau de escolaridade da maioria deles era o ensino médio completo. Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais foi o grupo com o melhor saldo.
ACUMULADO /No acumulado do ano, Pompeia conseguiu gerar 445 empregos celetistas, diferença entre 2.368 admissões e 1.923 desligamentos. Os setores com os melhores saldos são a indústria, com 269, e serviços, com 190. O estoque do emprego formal da cidade até o décimo mês deste ano é de 9.519.