Pompeia testa hoje larvicida biológico no combate à dengue

Produto japonês é mais uma opção para o município tentar controlar o avanço dos casos. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Está previsto para ser realizado hoje (28) o teste com o larvicida biológico que o DHS (Departamento de Higiene e Saúde) de Pompeia pretende usar de forma rotineira no combate à dengue. Segundo a prefeitura, a cidade é uma das primeiras do país a fazer aplicação espacial desse tipo de produtos em área urbana.

Em Pompeia, o produto é de uma empresa japonesa e será aplicado com equipamentos fornecidos e produzidos por uma multinacional com sede na cidade. O DHS informa que o combate do mosquito será feito com a dispersão do larvicida em um pulverizador, que aplicará em direção aos imóveis, para alcançar vários ambientes e situações que acumulam água e também criadouros de difícil acesso para a equipe de agentes de saúde.

O teste está programado para ocorrer no Jardim Primavera, antes do amanhecer do dia. O bairro foi escolhido porque, no momento, é a região com maior incidência de dengue no município. De acordo a Vigilância Epidemiológica, Pompeia contabiliza, até sexta-feira (22), 106 casos confirmados de dengue, sendo 15 recém registrados nos últimos 7 dias.

A prefeitura ressalta que o produto não é tóxico para as pessoas e nem para os animais e plantas, pois é de origem biológica e age somente sobre a larva do mosquito. “A efetividade do serviço é outra. Este avanço na aplicação de larvicida em grande escala facilita o serviço, pois alcança criadouros de difícil acesso, e atinge todos os imóveis, diminuindo a proliferação do mosquito”, afirmou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

Leia também