Um total de 102 crianças já haviam recebido a vacina contra a dengue até o último dia 21 em Pompeia. A imunização teve início no dia 8 de maio, após o município receber 291 doses. Até o período citado, portanto, cerca de 35% do lote havia sido utilizado. Todas as unidades de saúde seguem aplicando o imunizante, das 7h às 17h, no público-alvo, atualmente composto por crianças de 10 a 11 anos.
Na cidade, a imunização contra a doença foi iniciada para um nicho populacional mais específico, diferentemente da recomendação do Ministério da Saúde, que é de vacinar a faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo a prefeitura, esse público de crianças concentra a maior proporção de hospitalização na cidade, depois dos idosos.
“O município de início montou a adesão desse público à campanha e, se possível, decidirá pela ampliação para população de até 14 anos de idade”, explica a enfermeira responsável pelo setor, Adriana Parra.
De acordo com o DHS (Departamento de Higiene e Saúde) de Pompeia, a Vigilância Epidemiológica recebeu as doses contra a dengue no último dia 6.
“A vacina tem o objetivo de reduzir as hospitalizações e óbitos pela doença. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas”, detalha Adriana. Para receber o imunizante, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento.