Pontos de alagamento motivam licitação de R$ 1,1 mi em Herculândia

Ponto de alagamento na rua Chozan Oshiro que poderá receber obra de drenagem. (Foto: Reprodução/Estudo Técnico)

Em pouco mais de um mês, a Prefeitura de Herculândia vai contratar uma empresa especializada no ramo de arquitetura e engenharia civil para a execução da primeira fase do sistema de drenagem urbana, com a implantação de galerias pluviais em bairros da cidade. A decisão foi publicada no edital do processo de licitação que vai terminar no dia 22 de abril.

O valor estimado pela administração municipal é de R$ 1.123.456,31, sendo desclassificada a empresa que apresentar proposta acima desse orçamento. No estudo técnico preliminar, elaborado pelo Executivo, a justificativa apresentada cita um ponto de alagamento no bairro Bela Vista, onde não existe rede de drenagem, segundo a própria prefeitura. Sem vazão suficiente, os moradores do cruzamento da avenida Rui Barbosa com a rua Chozan Oshiro estariam sofrendo prejuízos quando há grande volume de chuva.

O documento mostra ainda que a obra está prevista para ser executada em duas etapas: a primeira, localizada em trechos das ruas José Ortega e Chozan Oshiro e avenidas Rui Barbosa e Brasil, com a implantação de uma nova rede com diversos pontos de captação, seguindo até o atual ponto de deságue, onde será implantado um dissipador; e na segunda etapa, a extensão da rede até o córrego Água Boa.A empresa vencedora da licitação é obrigada a dar início à execução da obra no primeiro dia útil após a Ordem de Serviço ser expedida pelo Departamento de Obras e Serviços de Herculândia e terá o prazo de dois meses para a conclusão. Contudo, a vigência do contrato é bem maior e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado caso os trabalhos não sejam concluídos dentro do prazo.

Leia também