quinta-feira, 13
de
novembro
de
2025
🌞 24°C

‘Pop Rua Jud’ leva serviços de cidadania e saúde à população em situação de vulnerabilidade em Marília

Pessoas atendidas no Pop Rua Jud (Foto: Acom/TRF3)

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Praça Maria Izabel, ao lado da Igreja São Bento, no Centro de Marília, recebe a primeira edição do “Pop Rua Jud” na região Centro-Oeste paulista. O evento é promovido pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), pela Justiça Federal de Marília e pela Prefeitura Municipal, com atendimentos gratuitos das 9h às 14h.

A iniciativa tem como objetivo oferecer serviços de cidadania, assistência social, orientação jurídica e saúde à população em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação conjunta de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

Durante os dois dias, o público poderá acessar atendimentos da Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar, com informações sobre processos em andamento e orientações sobre novas demandas judiciais. As Defensorias Públicas Estadual e Federal também participarão, possibilitando atermações verbais, quando a reclamação do interessado é transformada em petição inicial de um processo no mesmo dia.

Entre os serviços disponíveis estão emissão e regularização de documentos, cadastro em programas sociais, solicitação de benefícios do INSS, consultas e liberações do FGTS, além de orientações jurídicas e assistenciais. Também haverá varal solidário, cortes de cabelo, podologia, refeições gratuitas e apoio em áreas como direitos humanos, defesa da mulher, apoio ao migrante e reintegração social de egressos do sistema prisional.

Na área da saúde, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre diabetes, tuberculose, álcool e drogas — e até vacinação de animais de estimação.

A ação também inclui orientação para confecção de currículos e encaminhamento de jovens atendidos por serviços de acolhimento e organizações da sociedade civil a vagas de menor aprendiz junto a empresas parceiras.

Leia também