Postos da região Norte abrem no sábado para vacinar as crianças

UBS Santa Antonieta é uma das que abre no sábado para vacinar contra a pólio. Foto: Assessoria de Imprensa

Os postos de saúde da região Norte de Marília participam neste sábado, dia 8, do “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite. Eles estarão abertos para a imunização de crianças menores de cinco anos das 8h às 17h. Pais ou responsáveis pelas crianças devem levar carteirinha de vacinação e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Além da dose contra a pólio, a Secretaria Municipal da Saúde informa que estarão sendo aplicados imunizantes em atraso. Todos os postos do município vão participar da mobilização deste sábado, exceto dos distritos de Rosália, Santa Helena, Dirceu, Avencas e Amadeu Amaral.

A meta em Marília é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos, que, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 13,8 mil. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.

O país não registra casos de poliomielite desde 1989 e recebeu, em 1994, a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, foi classificado como de alto risco para a reintrodução pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, em razão do desempenho das coberturas vacinais, por exemplo.

Aqueles que não conseguirem ir até os postos no “Dia D” podem levar as crianças menores de cinco anos durante a semana, das 8h às 17h e até as 22h na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, que faz parte do “Melhor Horário”, até o próximo dia 14. Até o fechamento desta matéria não tinha sido divulgada a prorrogação da campanha contra a poliomielite.

Entre os postos que estarão participando da mobilização deste sábado na região Norte estão Castelo Branco, Figueirinha, Padre Nóbrega, Julieta, Santa Antonieta, Vila Nova, Palmital, Jardim Maracá, Vila Barros, entre outros.

Leia também