quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
⛅ 22°C

Postos da região Norte fazem ações voltadas à prevenção do câncer

USF Figueirinha, na região Norte; novo contrato com a gestora é assinado - Foto: Reprodução/Internet

Neste mês, os serviços de saúde realizam a campanha “Outubro Rosa”, voltada à prevenção, combate e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero nas mulheres. Já em novembro ocorre ação de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata, conhecida como “Novembro Azul”.

Unidades de saúde da região Norte estarão mobilizadas e vão intensificar os atendimentos entre a população adulta com o objetivo de orientá-la sobre a importância de realizar exames preventivos e de manter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, estas ações buscam, além de conscientização sobre as doenças, fortalecer a participação social, ampliando estratégias para rastreamento e diagnóstico precoce. “Reforçamos que as equipes das unidades de saúde da atenção primária trabalham prioritariamente na busca ativa do público-alvo da campanha”, diz o secretário municipal da Saúde, Marcelo Gallo, em nota.

No sábado, dia 19, ocorre mobilização em vários pontos da cidade. Na região Norte, acontecem nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Santa Antonieta 3, Figueirinha, Jardim Renata, Jânio Quadros, JK 1 e 2, Julieta, Liliana e Santa Antonieta 2, Padre Nóbrega 1 e 2, Palmital, Vila Barros e Primeiro de Maio e na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta. A maior parte dos postos terá ações até as 13h, apenas as do distrito de Padre Nóbrega estendem horário até as cinco da tarde.

No dia 26 outubro, as mobilizações seguem na USF Vila Nova, São Judas, Jardim Maracá 1 e 2, Aniz Badra, Figueirinha, Liliana e Santa Antonieta 2. No dia 9 de novembro, voltam a ocorrer no Jardim Maracá 1 e 2, Aniz Badra e JK 1 e 2. Além destas ações, o Ônibus da Saúde ficará no estacionamento de um supermercado na zona Norte, na rua João Caliman, no dia 23 de novembro, das 8h às 16h, para atendimento e orientação à população, assim como em alguns postos da região durante este mês.

Leia também