quinta-feira, 22
de
janeiro
de
2026
☁️ 20°C

Prefeito anuncia cancelamento do Carnaval e detalha ajuste fiscal em Pompeia

Foto: Aline Jimenes

Durante entrevista ao programa Jornal da Manhã, das rádios Jovem Pan e Jovem Pan News Marília, o prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, anunciou o cancelamento da edição 2026 do Carnaval do município. A decisão, segundo ele, está relacionada ao atual cenário fiscal e à necessidade de priorizar investimentos em serviços essenciais.

“Dentro do ajuste fiscal, com a queda de repasses e de receitas, estamos cancelando a edição deste ano do Carnaval. Estou assumindo a responsabilidade de priorizar os recursos para aplicação nos serviços essenciais que não podem parar”, afirmou. De acordo com Ceschim, a medida integra um processo de reestruturação administrativa diante de uma realidade financeira diferente enfrentada pelo município neste ano.

Nesse contexto, o prefeito explicou que a administração municipal colocou em prática o Plano de 90 Dias – Estruturação e Ajuste Fiscal e Financeiro, um conjunto de medidas preventivas voltadas ao equilíbrio das contas públicas. Entre as ações previstas estão o congelamento de novas contratações, a criação de um comitê para acompanhamento do plano, a suspensão temporária de repasses e apoios financeiros a terceiros e a adoção de medidas de economia e uso consciente dos recursos nos prédios públicos, sem prejuízo aos serviços essenciais prestados à população.

Ao comentar os impactos da reforma tributária, Ceschim explicou que a composição do orçamento municipal é formada, atualmente, por cerca de 80% de transferências dos governos federal e estadual e 20% de receita própria. Segundo ele, a previsão é de queda aproximada de 4% no repasse do ICMS e de 3% no Fundo de Participação dos Municípios, o que representa cerca de R$ 4,3 milhões a menos no caixa da Prefeitura. Para minimizar os impactos, a administração adotou planejamento antecipado e conseguiu ampliar em cerca de R$ 1 milhão a arrecadação própria, por meio do IPTU, ISS e outros tributos.

Na mesma entrevista, o prefeito confirmou a realização da 35ª edição da Festa do Peão de Pompeia, prevista para o mês de setembro, em comemoração aos 98 anos da cidade. Segundo ele, a organização do evento será pensada em conjunto com a iniciativa privada, com o objetivo de manter o padrão das últimas edições. “Vamos pensar junto com a iniciativa privada para manter o mesmo nível do evento, que é uma festa muito tradicional, patrimônio cultural da cidade e que movimenta as famílias de Pompeia até hoje”, destacou.

O prefeito também destacou o desempenho de Pompeia no Índice de Progresso Social, no qual o município ocupa atualmente a 8ª colocação no ranking nacional. O indicador avalia critérios sociais, ambientais e de bem-estar, como saúde, educação, segurança, saneamento básico, moradia e oportunidades de desenvolvimento humano. Para Ceschim, o resultado reflete políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

No campo das obras e da requalificação urbana, o prefeito apresentou um panorama geral das ações previstas pela administração. Segundo ele, a revitalização da região central inclui a reforma do minishopping, que será transformado em um centro administrativo, reunindo diversos serviços públicos que hoje funcionam de forma descentralizada em imóveis alugados.

Leia também