terça-feira, 30
de
setembro
de
2025
🌞 24°C

Prefeito de Quintana detalha construção de 20 casas e negocia outras 100 com a CDHU

A Prefeitura de Quintana aguarda somente a autorização da Caixa Econômica Federal para iniciar a construção das 20 casas - Foto: Assessoria de Imprensa

O prefeito de Quintana, Fernando Itapuã, utilizou suas redes sociais na última sexta-feira (26) para detalhar o projeto de construção de 20 moradias no município, além de comentar a negociação de outras 100 unidades junto à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

Durante a transmissão, Itapuã explicou que a Prefeitura firmou convênio com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, e aguarda apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para iniciar a obra. As moradias serão entregues gratuitamente a famílias que se enquadrem em critérios sociais. “Ninguém vai pagar nada pelas casas. Os critérios para escolha serão: famílias com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), idosos e famílias de baixa renda”, afirmou.

Um dos diferenciais do programa em Quintana será o registro das casas no nome da mulher da família. “Pois a maioria é arrimo de família. A Prefeitura vai publicar um decreto para regularizar esse registro. Se houver idoso solteiro ou viúvo que precise de moradia, a Assistência Social avaliará o caso. O idoso também não ficará desamparado”, disse o prefeito.

Itapuã ressaltou ainda que, em seu governo, já foram entregues 273 moradias em três bairros, entre eles Mário Covas e São José. As 100 novas unidades em negociação com a CDHU também serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, com prioridade para aquelas que tenham crianças atípicas, pessoas com deficiência, idosos ou mulheres de baixa renda com filhos com enfermidades.

OUTRAS MELHORIAS /O prefeito também anunciou que, em março de 2026, a Prefeitura retomará o Programa de Calçadas. As informações para adesão ao programa serão divulgadas futuramente. Outro projeto em andamento é a reforma do Recinto de Exposições, que passará a se chamar “Praça de Eventos Nelson Raimundo de Souza”. O espaço será modernizado para receber shows, a Festa do Peão e outros eventos, com mais conforto para a população e visitantes.

Também foi autorizada a compra de novos equipamentos para o serviço de fisioterapia, que serão totalmente substituídos e modernizados. A climatização do ambiente já está em andamento, assim como de outros prédios públicos. Outro projeto anunciado é a construção do Velório Municipal ao lado do bairro São José, que também receberá a 4ª Unidade de Saúde da cidade.

Até julho de 2026, todas as ruas do município deverão ser recapeadas, e até o final da gestão todas as vias abertas receberão pavimentação. Também será realizada licitação para a construção de duas novas praças e melhorias nas já existentes. Os antigos playgrounds de ferro estão sendo substituídos por equipamentos modernos, começando pelas escolas.

As unidades escolares também passarão por pintura e outras melhorias. O prefeito informou ainda que haverá a renovação do maquinário do município e que estão em negociação com o Governo do Estado a substituição das ambulâncias e vans utilizadas para o transporte de pacientes a Marília e Tupã.

Na próxima quarta-feira, 1º de outubro, Quintana receberá o programa “Caminho da Capacitação”, do Fundo Social do Estado de São Paulo, que oferecerá cursos gratuitos à população.

Itapuã também afirmou que, a partir de agosto de 2027, novos rumos serão definidos em relação à concessão do serviço de água e esgoto. Ele garantiu que não assinará a renovação do contrato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e que a meta é criar uma autarquia municipal para gerir o serviço. A decisão, no entanto, será tomada pela população por meio de votação.

O prefeito ainda criticou a forma como a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) lida com quedas de energia causadas por crises climáticas no município.

PROGRAMAÇÃO /A programação festiva de final do ano terá início na Semana da Criança, com parque de diversões, distribuição de brinquedos e a presença da Carreta Furacão.

Em outubro e novembro serão realizadas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, além da Festa da Padroeira de Quintana, nos dias 15 e 16 de novembro, dentro da agenda de aniversário de 81 anos da cidade. O Aviva Quintana também fará parte das celebrações.

No dia 20 de dezembro está marcada a chegada do Papai Noel. Já em 27 de dezembro começa o “Quintana Verão”, com show do cantor Paulo Ricardo e sorteio de uma moto realizado pela Associação Comercial e o comércio local.

No dia 29 haverá apresentação do grupo católico Colo de Deus, e no dia 31 a cidade receberá a festa de Réveillon, com dupla sertaneja, show do DJ Ricardo Costa e queima de fogos de baixo ruído para celebrar a chegada de 2026.

Leia também