domingo, 1
de
fevereiro
de
2026
🌞 23°C

Prefeito Diogo Ceschim recebe instituições sociais para tratar dos repasses de 2026

A reunião teve como objetivo esclarecer como funcionarão os repasses de recursos públicos ao longo deste ano - Foto: Assessoria de Imprensa

O prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, recebeu na manhã de segunda-feira (26), em seu gabinete, representantes de instituições sociais do município que atuam no atendimento a crianças, adolescentes e idosos. A reunião teve como foco esclarecer como funcionarão os repasses de recursos públicos ao longo deste ano, além de alinhar procedimentos e tratar da responsabilidade na aplicação dos recursos.

Participaram do encontro representantes do Lar da Criança Alice Araújo, Colégio das Irmãs (Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima), S.I.M (Serviço de Integração de Menores), Associação Oásis, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ACI (Associação de Convivência do Idoso), Lar dos Idosos de Pompeia e Lar de Oriente.

Durante a reunião, foi explicado que os repasses às instituições são realizados por meio de recursos do Tesouro Municipal e dos Fundos Municipais, como os da Criança e do Adolescente e do Idoso. Para ter acesso às verbas, as entidades precisam apresentar projetos e participar dos chamamentos públicos, conforme estabelece a legislação.

Em 2025, o município repassou cerca de R$ 1,5 milhão do Tesouro Municipal, em razão da ausência de recursos provenientes dos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso. Para este ano, com a retomada desses fundos e diante do cenário econômico nacional, o repasse do Tesouro Municipal está estimado em aproximadamente R$ 500 mil. Segundo a administração municipal, os repasses mensais às instituições serão mantidos.

O prefeito destacou a necessidade de cautela e responsabilidade na gestão dos recursos e reconheceu o trabalho desenvolvido pelas entidades sociais no atendimento à população. Também foi informado que novas instituições poderão ser contempladas, desde que apresentem projetos e atendam aos critérios previstos nos chamamentos públicos.

Outro tema tratado foi o prazo legal para o recebimento de emendas parlamentares. Por se tratar de ano eleitoral, a legislação federal estabelece o limite até 30 de junho para o repasse desses recursos. Diante disso, a orientação é para que as instituições busquem apoio junto a deputados parceiros, com o objetivo de viabilizar recursos para custeio e desenvolvimento de projetos.

Leia também