A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população que pretende viajar no feriado de Carnaval e outros próximos sobre a importância da vacinação contra a febre amarela. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, de julho de 2024 até o momento, foram identificados 12 casos de humanos infectados pelo vírus em São Paulo, tendo oito deles evoluído para óbito – todos sem comprovação de vacinação.
O índice escancara a alta letalidade da doença, cuja medida mais eficaz de proteção é justamente a imunização, que está disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Os casos em humanos foram registrados nos municípios de Amparo, Campinas, Joanópolis, Socorro e Tuiuti. Já episódios em que a doença contaminou primatas não humanos, principalmente macacos, ocorreram em Bragança Paulista, Campinas, Colina, Joanópolis, Osasco, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Pedra Bela, Taquaral e Ribeirão Preto, o que indica que há circulação do vírus nessas cidades. O alerta também está aceso para os estados de Minas Gerais, Roraima e Tocantins.
“Diante desse cenário, em atendimento à diretriz estadual, recomendamos que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata revisem sua carteira de vacinação. Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade de Saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem”, informa a Secretaria da Saúde de Marília.
PROTEÇÃO /Além da imunização, é importante adotar medidas de proteção individual, como uso de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados, e aplicar repelente em áreas expostas do corpo, principalmente durante o dia, considerando que os mosquitos transmissores da febre amarela possuem hábitos diurnos.
Vale ressaltar que, com essas medidas, o usuário também se protegerá contra a dengue.