O Programa Nacional de Imunizações, com o apoio de outras áreas de saúde pública, emitiu um alerta sobre a possível reintrodução do sarampo no Brasil. A recomendação é reforçar a vigilância constante e garantir a identificação e investigação de todos os casos suspeitos.
Diante desse cenário onde é possível prevenir a doença por meio de vacina, a Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta à população adulta, com idade limite de 59 anos, sobre a necessidade urgente de atualizar a carteira de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR ou tríplice viral). A medida visa fortalecer a proteção contra doenças que, embora controladas, ainda oferecem riscos à saúde pública.
“A cobertura vacinal entre as crianças está boa, mas entre os adultos precisamos avançar. Reforçamos a importância de atualizar o calendário de vacinação para evitar o retorno do sarampo”, explica Juliana Bortoletto, enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. O atendimento é das 7h às 17h, e na UBS Nova Marília até as 22h, por meio do programa Melhor Horário.”
A vacina tríplice viral (SRC) contra o sarampo, caxumba e rubéola deve ser feita de acordo com a faixa etária. Crianças recebem a primeira dose com até 12 meses e, na segunda dose da tríplice aos 15 meses, é aplicada ainda a 1ª dose de de Varicela (Tetra Viral). Pessoas de 1 a 29 anos tomam duas doses de SCR, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Para pessoas de 30 a 59 anos (11 meses e 29 dias) a indicação é de apenas uma dose de SCR. Já os profissionais da saúde devem tomar duas doses de SCR, com intervalo mínimo de 30 dias, independentemente da idade.