A Prefeitura de Marília publicou a revogação de três editais referentes à contratação de serviços, com destaque para o processo que iria viabilizar mão de obra para a manipulação de alimentos e a preparação de refeições para distribuição nas escolas da rede estadual, no valor de R$ 7,9 milhões. Além deste, foram revogados o edital para construção de ciclovia na Estrada Vicinal Danilo Gonzales, que liga o município de Marília ao distrito de Avencas, no valor de R$ 6,8 milhões, e a licitação para contratar empresa para gerenciamento da frota de veículos, estimado em R$ 8,4 milhões.
O Pregão Eletrônico nº 082/2024, que visava à contratação de serviços de merenda escolar para a rede estadual de ensino de Marília, foi suspenso após a prefeitura receber pedidos de esclarecimentos e impugnações de possíveis licitantes. O certame estava previsto para ocorrer em 2 de janeiro de 2024, com um valor total estimado em R$ 7.931.680,32. O edital contemplava a contratação de mão de obra para a preparação e distribuição de refeições em 36 escolas estaduais, além de uma Etec e um Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos). Diariamente, cerca de 26,2 mil refeições são servidas aos alunos. Além dos serviços de alimentação, o pregão também envolvia a contratação de 108 cozinheiras, quatro nutricionistas e outros profissionais. O atual contrato vigente, firmado em 2019 e prorrogado diversas vezes, está avaliado em cerca de R$ 4 milhões, com vigência até fevereiro de 2025.
O município, que é responsável pela contratação da empresa para o fornecimento da merenda, recebe repasses dos governos federal e estadual, por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Já o Pregão Presencial nº 008/2024, que previa a execução de uma ciclovia na Estrada Vicinal MAR-030, ligando Marília ao distrito de Avencas, já havia sido suspenso em outras ocasiões. Inicialmente agendada para 28 de março deste ano, a licitação foi suspensa um pouco antes para reavaliação do edital. Como resultado, o valor total dos serviços foi reajustado em 83%, passando de R$ 3,7 milhões para R$ 6,8 milhões.
Por fim, o Pregão nº 050/2024, com valor global de R$ 8.471.810,26, tinha como objetivo a contratação de uma empresa para a administração e gerenciamento compartilhado da frota de veículos, máquinas e equipamentos oficiais da prefeitura. A proposta envolvia a realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva. O certame estava previsto para ocorrer no dia 10 de dezembro e envolvia quinze secretarias municipais. Segundo as explicações técnicas fornecidas, o objetivo era padronizar a manutenção mecânica, melhorar a agilidade na autorização para os reparos, reduzir custos, aprimorar o controle de processos e centralizar a gestão, visando minimizar a indisponibilidade da frota e manter os serviços prestados à população.