Para comemorar o aniversário de 96 anos de Marília, celebrado em 4 de abril, a prefeitura pretende trazer o show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Segundo o Poder Executivo, “já está tudo bem encaminhado” para confirmação com o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), do Ministério da Aeronáutica.
Conforme nota divulgada pelo município na última quinta-feira (20), oficiais responsáveis da FAB (Força Aérea Brasileira) farão uma visita técnica ao aeroporto da cidade para confirmar a data e horário da exibição. “A agenda, a ser divulgada semana que vem, deverá indicar para 4 de abril, em horário a ser definido”, afirma o município.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) solicitou à secretária Taís Monteiro, da Cultura, responsável pela organização da programação comemorativa do aniversário de Marília, empenho total para a apresentação.
“A Esquadrilha da Fumaça é sempre uma atração no Brasil e exterior. Por isso, a agenda tem grande concorrência. Mas já está praticamente tudo definido. Estamos apenas aguardando os oficiais da aeronáutica para a inspeção técnica e a confirmação. Assim como ocorreu no seu primeiro mandato de prefeito, Vinicius quer proporcionar aos marilienses esse presente”, explica Taís Monteiro.
As exibições da Esquadrilha da Fumaça são públicas, gratuitas e de caráter institucional. O EDA se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano, por 35 minutos, fazendo cerca de 50 acrobacias. O avião é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa do espaço aéreo brasileiro.
O que difere os aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça são as cores da bandeira do Brasil e o fato de dispensarem fumaça biodegradável pelo escapamento, com o objetivo de melhorar a visualização das manobras para o público, formando desenhos no céu.