sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 21°C

Prefeitura e Fatec certificam feirantes que participaram do projeto ‘Boa Feira’

Curso capacita feirantes, em especial os que trabalham em food trucks. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília concluiu nesta segunda-feira (2) o projeto “Boa Feira”, iniciativa que capacitou 55 feirantes — em especial os que atuam com food trucks — para melhorar a manipulação de alimentos e a gestão dos negócios. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Fatec Marília, envolvendo aulas práticas e teóricas.

O curso teve início em 10 de março e foi ministrado quinzenalmente, com encontros de duas horas realizados na Fatec Marília e no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes aprenderam boas práticas de higiene, estratégias de venda, formação de preços, atendimento às exigências da Vigilância Sanitária e métodos para ampliar a clientela.

O professor Leandro Repetti, do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec e coordenador do projeto, destacou o envolvimento dos alunos.
“Foi uma turma muito participativa e dedicada. Para nós, professores, foi gratificante adaptar os conteúdos às necessidades reais desse segmento.”

Essa foi a primeira turma voltada ao setor de food trucks — edições anteriores do projeto tiveram foco na hortifruticultura. De acordo com o secretário de Agricultura, Leonardo Mascarin, a capacitação prepara os feirantes para oferecer produtos com mais segurança e qualidade.
“A próxima etapa será a entrega do Selo de Qualidade e Segurança dos Alimentos, que será fixado nos trailers e renovado anualmente”, explicou.

O prefeito Vinicius Camarinha reforçou a importância de investir na formação dos comerciantes locais, ao afirmar que empreendedores bem capacitados vendem com mais qualidade. “Os feirantes ganham em retorno e a população ganha em segurança alimentar e confiança no que consome,” declarou.

Leia também