quarta-feira, 5
de
fevereiro
de
2025
⛅ 27°C

Prefeitura faz doação de terreno para a construção do AME em Marília

Esboço do projeto arquitetônico do AME Mais de Marília que deverá estar pronto em abril de 2026. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última terça-feira (4), no Teatro Municipal, a cerimônia oficial de doação de um terreno de 26 mil metros quadrados, localizado no distrito de Lácio, ao Governo do Estado. O terreno será destinado à construção do AME Mais (Ambulatório Médico de Especialidades), que atenderá à população de Marília e região.

A solenidade contou com a presença de mais de 300 convidados, incluindo lideranças municipais, profissionais de saúde e representantes da área. Durante o evento, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) destacou que a unidade seguirá o padrão de grandes centros urbanos, com centro cirúrgico. “Estamos doando uma área de um alqueire para a instalação do AME, e o Estado ficará responsável pela construção do prédio. Com seriedade e transparência, estamos restaurando a credibilidade do município e, mais importante, cuidando da saúde das pessoas”, afirmou o prefeito.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o novo modelo de AME começou a ser implantado em 2007 no estado de São Paulo e, desde 2015, o governo tem investido para transformar todas as suas unidades em AME Mais, que são ambulatórios que possuem centro para pequenas e médias cirurgias. Atualmente, o Estado conta com 63 Ambulatórios Médicos de Especialidades, sendo 35 deles “Mais”.

O prefeito também ressaltou a importância da parceria, que tem sido fundamental para viabilizar diversos investimentos na área da saúde. “Estamos muito felizes com essa conquista e agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, pela confiança”, completou Vinicius.

SONHO REALIZADO /A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou que a construção do AME é um antigo sonho da população de Marília. Segundo ela, o município terá um ambulatório capaz de atender à crescente demanda e à necessidade de ampliar o atendimento de baixa e média complexidade. Ela ressaltou que estas são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos como ressonância magnética, por exemplo, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

“Há oito anos, essa questão vinha sendo adiada sem definição de um local. Graças aos esforços do prefeito Vinicius Camarinha e à parceria com o Governo do Estado, esse sonho finalmente se tornou realidade”, afirmou Paloma. Ela também mencionou que, durante as reuniões com as equipes técnicas de obras e planejamento, foi estabelecida a previsão para a inauguração da obra em abril do próximo ano.

A diretora do Departamento Regional de Saúde 9, Célia Maria Marafiotti Netto, que representou o Estado na cerimônia, expressou sua satisfação com a realização do projeto. “Estamos emocionados e felizes com esta conquista. Marília terá um AME completo, que será referência para 19 municípios da região, atendendo a uma população de quase 400 mil pessoas. Dentro da área de abrangência da DRS 9, Marília era a única cidade que ainda não contava com esse serviço”, destacou Célia.

O projeto de doação do terreno de 26 mil metros quadrados será encaminhado à Câmara Municipal ainda nesta semana e deverá ser votado na próxima sessão ordinária. O presidente da Câmara, Danilo Bigeschi (PSDB), demonstrou seu apoio. “Este é um dia histórico para o nosso município. Era um desejo antigo da população. Na próxima sessão, já votaremos o projeto.”

Leia também