A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã do último sábado (15) a solenidade de lançamento das obras para a construção de uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) no Bairro Marina Moretti, na zona Norte da cidade, com capacidade para atender mais de 300 crianças de até seis anos de idade.
O investimento total previsto é de aproximadamente R$ 4,9 milhões. A nova escola será construída em terreno com uma área total de 2,4 mil metros quadrados e contará com dois blocos térreos, salas de aula, refeitório, sanitários, almoxarifado, lavanderia, fraldários, sala de amamentação, cozinha, salas administrativas e outras melhorias. O projeto, com 1.317 metros quadrados de área construída, também prevê um pátio coberto, playground, jardins e estacionamento.
A obra, aprovada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), será do Tipo 1 e ficará localizada na rua Zélia Falandes Traskini, s/n. Trata-se de um projeto do Proinfância, programa do Ministério da Educação que oferece assistência financeira para a construção, reforma e aquisição de mobiliário e equipamentos para creches e pré-escolas públicas. É possível atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 crianças em período integral.
“Investir em educação é uma prioridade do nosso governo. Já autorizamos a compra de material escolar, uniformes e melhorias na merenda. Agora, vamos melhorar a infraestrutura das escolas, garantindo melhores condições para o aprendizado das nossas crianças”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.
O aumento populacional registrado nas duas últimas décadas na cidade aponta crescimento de 9,63% na comparação entre os Censos de 2022 e 2010, o que exige novos equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde, para atender a nova e crescente demanda. Nesse período, a região Norte da cidade, especialmente o distrito de Padre Nóbrega, abriga 22,5 mil pessoas, contando com 9,2 mil domicílios. A região ganhou mais 16,4 mil pessoas desde o levantamento de 2010.