domingo, 24
de
agosto
de
2025
☁️ 16°C

Prefeitura garante imunidade ao corte para três árvores no bairro Cascata

Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, e secretário adjunto Rodrigo Más, em ação do Meio Ambiente. Foto: Assessoria de Imprensa

Três árvores de grande porte, um jatobá, um cedro e uma araucária, localizadas no bairro Cascata, região Leste de Marília, foram oficialmente reconhecidas como imunes ao corte na manhã da última quinta-feira (5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo a prefeitura, a preservação dessas árvores foi indicada devido às suas importâncias históricas, estéticas e ambientais na paisagem urbana.

As árvores protegidas ficam ao longo da avenida Cascata e há décadas fazem parte do cenário da cidade. De acordo com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, o jatobá e o cedro nasceram praticamente juntos com o município de Marília, já que as árvores possuem aproximadamente 80 anos e a cidade completou 96 anos de emancipação em 2025. A araucária, por outro lado, contabiliza mais de 30 anos de existência.

“As árvores de grande porte estão cada vez mais raras no cenário urbano, principalmente devido à presença de fios, postes e demais elementos físicos que dificultam sua permanência. Por isso, essas três árvores representam muito mais do que sua beleza: são marcos vivos da nossa história e têm papel fundamental na regulação climática e na biodiversidade local”, afirmou o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más.

Além disso, ainda em celebração ao Dia do Meio Ambiente, foram plantadas 20 mudas de ipê em três diferentes cores, simbolizando o compromisso da cidade com a arborização urbana e homenageando servidores da pasta.

“O plantio dos 20 ipês também teve um caráter simbólico. As novas mudas representam a diversidade da flora urbana e homenageiam servidores da secretaria que dedicaram décadas ao cuidado com o meio ambiente. Alguns colaboradores possuem entre 21 e 31 anos de carreira pública, sendo reconhecidos como verdadeiros guardiões da natureza”, afirma a administração municipal.

Durante o evento, Rodrigo Más reforçou a importância do trabalho desses profissionais e celebrou a posição de destaque da cidade em um recente levantamento nacional. “No mês passado, Marília foi ranqueada como a 12ª cidade mais arborizada do Brasil. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo, técnico e apaixonado, conduzido por servidores comprometidos com a proteção e a valorização do nosso verde”, conclui.

Leia também