A Prefeitura de Marília, por meio da Vigilância Sanitária – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde -, iniciou nesta semana ação de orientação e educação para a prevenção de intoxicação por metanol junto às lojas de conveniência, bares, adegas, empórios e outros estabelecimentos comerciais.
Iniciativa contou com a participação de seis autoridades sanitárias, que promoveram panfletagem educativa (com a distribuição de mais de 200 panfletos para empresários e consumidores); fiscalização em estabelecimentos comerciais – com foco nas adegas; e esclarecimento de dúvidas da população, reforçando a importância da atenção quanto ao consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e aos riscos à saúde que elas podem causar para os consumidores.
No total, 25 estabelecimentos comerciais foram visitados nesta primeira ação. “A ação integra os esforços da nossa secretaria no monitoramento e prevenção de agravos à saúde coletiva, contribuindo para a segurança da população e para o fortalecimento da rede de proteção sanitária no município”, afirmou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Novas ações serão promovidas semanalmente, com o intuito de dar prosseguimento aos trabalhos educativos. “Vamos ficar em alerta e orientar o máximo que for possível. Queremos reforçar a importância da vigilância constante e, caso haja ocorrências suspeitas, a sua notificação imediata às autoridades competentes”, ressaltou a coordenadora de vigilâncias da Secretaria Municipal da Saúde, Thaís Leatti.
Outras informações e esclarecimentos de dúvidas sobre a prevenção de intoxicação por metanol podem ser obtidas com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (14) 3402-6500 ou pelo e-mail: visa@marilia.sp.gov.br.