segunda-feira, 6
de
outubro
de
2025
🌞 34°C

Presidente da Câmara apoia a primeira edição da ‘Virada da Longevidade’

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, com as organizadoras do evento, Esther Vilharba e Rubia Ronco - Foto: Wilson Ruiz

A 1ª Virada da Longevidade de Marília será realizada a partir desta sexta-feira, dia 3, e segue até o domingo, dia 5. A ação tem como objetivos incentivar o envelhecimento ativo e saudável e valorizar as pessoas idosas. O presidente da Câmara, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), apoia a iniciativa e recebeu nesta semana a visita, no gabinete da presidência, das organizadoras do evento, Esther Vilharba e Rubia Ronco.

“A prática de exercícios físicos ajuda na prevenção de doenças, melhora a mobilidade, em especial nas pessoas idosas, garante mais qualidade de vida e a oportunidade de aproveitarmos os momentos com mais saúde e disposição. Eventos como esse são fundamentais para que cada vez mais pessoas entendam a importância do envelhecimento ativo, que traz benefícios que vão muito além da saúde física, mas ajuda a manter a mente alerta e estimula a participação social”, destaca o presidente da Casa de Leis.

A 1ª Virada da Longevidade, que tem como tema “Conectando Gerações”, foi idealizada por Esther Vilharba, fisioterapeuta especializada em gerontologia, e é realizada pelo Instituto Longevidade, em uma parceria com o Instituto do Cérebro. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Marília, Secretaria Municipal da Saúde, Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília).

Conforme as organizadoras, a iniciativa tem o propósito de conectar gerações, promover saúde, estimular a participação social e celebrar a longevidade como conquista coletiva. A 1ª Virada da Longevidade terá em sua programação atividades culturais, rodas de conversa, práticas corporais, oficinas interativas, palestras com especialistas e momentos de celebração. É voltada aos idosos, famílias, profissionais de saúde, gestores públicos e toda a comunidade.

“A Virada da Longevidade coloca nossa cidade em sintonia com o movimento mundial de promoção do envelhecimento ativo e saudável. É uma oportunidade para valorizar os idosos, fortalecer políticas públicas e preparar nossa sociedade para os desafios e conquistas da longevidade”, diz Esther Vilharba.

As atividades serão abertas no dia 3, às 19h, na APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas). No dia 4, no mesmo local, a programação terá início mais cedo e ocorre das 9h às 15h. O encerramento será no dia 5 de outubro, na avenida das Esmeraldas, com a “Caminhada da Longevidade” a partir das 8h30, com concentração na Praça da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana). Todos estão convidados a participar das atividades.

Leia também