quarta-feira, 5
de
fevereiro
de
2025
🌧️ 25°C

Primeira semana tem 26 casos de dengue e Saúde reforça combate

Nebulização com equipamento costal teve início pelo bairro Aniz Badra, região Norte - Foto: Assessoria de Imprensa

Dados divulgados pela Saúde municipal mostram que na primeira semana epidemiológica de 2025 foram confirmados 26 casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da chikungunya e zika. Em razão disso, a pasta vem reforçando as ações de combate e, neste sábado (11), bloqueios para controle de criadouros do vetor e a aplicação de larvicida serão intensificados nos bairros Jardim Marajó, na região Sul, e no Jardim Firenze, na Oeste.

Conforme material divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, as primeiras confirmações de 2025 da dengue foram reportadas por diversos serviços de saúde do município, como os postos, unidades de pronto atendimento e hospitais. “O monitoramento e a notificação ativa desempenharam papel fundamental para a rápida identificação dos casos”.

A Saúde do município reforça as medidas preventivas que devem ser adotadas pela população como forma de colaborar no combate ao vetor da dengue, como evitar materiais que possam acumular água, realizar a limpeza dos quintais com frequência, das calhas e das caixas d’água e receber as equipes de controle de endemias para verificação dos imóveis. “Com o verão e as chuvas frequentes, os cuidados devem ser intensificados para evitar novos surtos. A secretaria também disponibiliza orientações nas unidades de saúde para esclarecimento e apoio à população”, explica o município.

Nesta semana, os serviços de nebulização costal tiveram a área da USF (Unidade de Saúde da Família) do Aniz Badra como alvo, já que no fim de dezembro as notificações da dengue aumentaram nesta localidade. O trabalho de aplicação de inseticida ocorreu em uma área de 20 quadras, onde casos confirmados ou suspeitos foram registrados. Outras regiões devem receber este serviço, inclusive na zona Norte, porém cronograma ainda está sendo definido.

Além dessas ações em regiões específicas, o município informa que continua em toda a cidade o trabalho de bloqueios e controle do Aedes aegypti, com remoção de possíveis criadouros e tratamento com larvicida. Nas áreas públicas, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem feito uma força-tarefa de limpeza.

Para denúncias de criadouros da dengue, o contato deve ser feito pela Ouvidoria, inclusive com envio de fotos e vídeos, caso seja necessário, presencialmente, na rua Quatro de Abril, 41, e pelos telefones 0800-776-6111 e (14) 3402-6000, opção 10 (WhatsApp).

Leia também