quarta-feira, 14
de
janeiro
de
2026
🌞 25°C

Primeiro credenciado da região, Centro de Inovação de Pompeia oferece estrutura a outras cidades

Como primeiro ambiente formal de inovação a fazer parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, o Citap (Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista), em Pompeia, passará a oferecer para toda a região instalações físicas onde poderão ser realizadas diversas iniciativas. Serão estimuladas ações por meio de governança, integração, qualificação, atração de investimentos e conexão empreendedora, reunindo em um mesmo espaço físico startups, aceleradoras, incubadoras, empresas de diversos portes, instituições âncora, universidades, centros de pesquisas, investidores e instituições de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

O Centro de Inovação passará a fazer parte do ecossistema de inovação da Fundação “Shunji Nishimura” de Tecnologia, que contempla importantes instituições como a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o colégio “Shunji Nishimura”, além de laboratórios de pesquisa tecnológica e ambientes de inovação de grandes empresas.

Neste ano, o local teve o reconhecimento formal do Governo de São Paulo e foi credenciado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, tornando-se o primeiro ambiente formal de inovação da região da Alta Paulista a fazer parte do sistema estadual. Situação que contempla o Citap com recursos do governo por meio do programa de aperfeiçoamento dos ambientes de inovação. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, o programa, com recursos de subvenção econômica para os ambientes de inovação no valor de R$ 12 milhões, tem o objetivo principal de fazer a transição entre ciência e mercado, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico nos centros de excelência, que são financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Leia também