Primeiro mês do ano tem aumento nas vendas do comércio, segundo IBGE

Movimento no comércio central de Marília; IBGE registra crescimento nas vendas. Foto: Assessoria de Imprensa

As vendas no comércio cresceram 2,5% e tiveram o primeiro aumento significativo desde setembro de 2023, quando o avanço foi de 0,8%. A comparação é entre os meses de dezembro e janeiro, como parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Trata-se também da melhor evolução entre meses seguidos desde janeiro de 2023, quando a alta tinha sido igualmente de 2,5%. O resultado do primeiro mês deste ano ajuda a compensar a queda de 1,4% de dezembro do ano passado. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, janeiro apresenta alta de 4,1%.

Cinco, das oito atividades pesquisadas, avançaram em janeiro deste ano. Os destaques foram as de tecidos, vestuário e calçados (8,5%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%), que tiveram as principais influências sobre o resultado.

Outro setor que teve ampliação de vendas em janeiro foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que cresceu 0,9%. O comportamento desse segmento do varejo é importante, pois é o de maior peso na pesquisa, 55,5%.

Contudo, três atividades ficaram no campo negativo em janeiro: livros, jornais, revistas e papelaria (3,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,1%); e combustíveis e lubrificantes (0,2%).

“Setorialmente, os resultados vieram com muita amplitude de crescimento em setores que tiveram queda grande no Natal, depois de concentrar as vendas na Black Friday”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Leia também