A Secretaria de Educação de Herculândia, através de resolução municipal, divulgou que as inscrições para o processo de atribuição de classes e/ou aulas será realizado a partir do dia 1º de novembro. O prazo terminará no dia 18 do mesmo mês, com atendimento para os docentes, nas escolas, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Após o processo de inscrição, uma lista de classificação será publicada e afixada nas unidades do município no dia 19.
De acordo com o documento que define as regras de atribuições, é o diretor da escola quem deverá convocar os profissionais por campo de atuação. Ele fará o processo inicial, compatibilizando as cargas horárias das classes e das disciplinas, bem como os horários e turnos de funcionamento da escola, com as respectivas jornadas de trabalho, inclusive nas situações de acumulação de cargos públicos. Na falta de vagas em alguma unidade escolar, o docente poderá ser remanejado para outro local, a critério da Secretaria de Educação.
Para a realização desse processo nas escolas de Herculândia, foi criada a Comissão de Atribuição das Escolas Municipais, com a nomeação de quatro funcionários de cada uma das seguintes unidades: Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) “Leda Novaes Tenório” e “Professora Juliana Cristina Gonzales”; Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Professora Odete Sanches Lovato Rodrigues”; e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Dona Maria Barbiéri de Freitas”; além de dois profissionais da própria Secretaria de Educação.
O ano letivo de 2025 nas escolas municipais de Herculândia está programado para começar no dia 3 de fevereiro, com pausa durante o inverno entre 30 de junho e 23 de julho. O término das aulas no final do próximo ano está previsto no dia 18 de dezembro.