O programa “Família Acolhedora”, criado em Quintana e referência nacional, deve ser implantado em municípios de pequeno porte na área da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Bauru.
Na semana passada, equipes da diretoria regional de Bauru e de Marília visitaram a Promoção Social em Quintana e se reuniram com o secretário municipal Carlos Henrique Pereira e a psicóloga do programa, Luana Del Valle.
As equipes conheceram a proposta do programa, os valores, metodologias e fluxo de atuação.
“Recebemos o convite da regional de Bauru para que o setor social de Quintana participe de uma reunião técnica e os auxilie no desenvolvimento do programa em municípios de porte um. A Drads de Bauru é composta por 39 cidades e nesta reunião elas serão convidadas a contar com o Família Acolhedora”, diz o secretário.
Ele destaca que vários municípios têm procurado o setor social para informações sobre a iniciativa pioneira, que visa oferecer proteção e abrigo temporário às crianças e aos adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias de origem, oferecendo escuta, acolhimento e proteção.
“Estamos muito felizes, está deslanchando e muitas cidades estão interessadas. É um programa de acolhimento familiar, uma alternativa. Em vez de a criança ser institucionalizada, vai para uma família, recebe os cuidados da mesma. Uma felicidade desenvolvermos um programa que transforma a vida das crianças.”