A Secretaria Municipal de Saúde de Queiroz iniciou, nesta semana, o Programa de Cessação do Tabagismo. Serviço é oferecido de forma articulada com o Ministério da Saúde, por meio do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Trabalho inclui ações nacionais, estaduais e municipais, compondo assim o PNCT (Programa Nacional de Controle do Tabagismo). Ações trazem como resultados o tratamento da dependência de nicotina, a criação de leis para lugares públicos livres do tabaco, o controle da propaganda e da distribuição e venda de produtos que contenham nicotina.
Segundo a diretora de Saúde de Queiroz, Francislaine Aparecida Madalena de Souza, o programa visa atender todas as pessoas acima de 16 anos que desejam parar de fumar no município. “A população pode, em qualquer momento, procurar o serviço em sua Unidade de Saúde ou no Centro de Especialidades, onde será informada a respeito do tratamento e da participação no grupo”, informou.
Anteriormente, era necessário que os interessados no tratamento se deslocassem para cidades vizinhas, como Marília ou Tupã, para ter acesso ao programa. “Para que o município de Queiroz pudesse ofertar esse tipo de tratamento, foi necessário o investimento da gestão na capacitação de profissionais, disponibilização de recursos e articulação entre os setores da Saúde”, explicou Souza.
Ela também informou que, em Queiroz, o programa possui equipe composta por médico, enfermeira, dentistas, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga, todos capacitados para acolher, orientar e elaborar o planejamento terapêutico, que pode ser não farmacológico ou farmacológico, ambos com aconselhamento terapêutico. “O programa está estruturado em quatro sessões semanais, nas quais são abordados os seguintes aspectos: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; os primeiros dias sem fumar (síndrome de abstinência e estratégias para superá-la, motivação); como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar (estímulo à prática de exercícios de relaxamento e procedimentos práticos para lidar com a fissura); e os benefícios obtidos após parar de fumar (planos de acompanhamento para prevenção da recaída e orientação aos que não conseguiram parar de fumar)”.
Durante as sessões, são coletadas informações que servirão de base para o planejamento terapêutico individualizado. Após esse período, o participante que deixou de fumar é acompanhado em duas sessões quinzenais, seguidas de uma sessão mensal, até completar um ano do início do programa.