Programa municipal oferece castração gratuita a 300 cães e gatos em Quintana

Andréia Lopes, diretora municipal da Saúde, explica como será feito o cadastro. Foto: Allyson Cabrini

Quintana faz nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio a distribuição de senhas para tutores interessados em castrar cães e gatos por meio de programa municipal de castração gratuita. A entrega das senhas será feita na Secretaria de Promoção Social, sendo 100 para beneficiários do programa Bolsa Família, 100 do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social) e 100 para comunidade em geral.

Após a retirada das senhas, os donos dos animais devem se dirigir até a Vigilância Sanitária, entre os dias 3 e 7 de junho, para preenchimento de cadastro.

“São informações como nome do proprietário, qual a raça do animal, cor, idade, importantes para que possamos fazer uma análise segura, pois se trata de um procedimento cirúrgico. Além da cirurgia gratuita, a prefeitura vai disponibilizar os medicamentos para o pós-cirúrgico”, explica a diretora municipal da Saúde, Andréia Lopes Pereira.

Os cadastros serão encaminhados aos veterinários que realizarão as castrações e as cirurgias ocorrem nos dias 15 e 16 de junho. Uma equipe de profissionais será contratada e os procedimentos serão feitos em um ônibus equipado. Caso haja alguma alteração neste cronograma, a população será informada por meio dos canais oficiais da prefeitura. O programa é voltado às fêmeas apenas.

A ideia do programa é assegurar o controle populacional de cães e gatos e a redução do número de animais em situação de rua. Novas castrações serão contratadas, já que, segundo o município, a proposta é incluir o programa no calendário de ações da Saúde.

“É um movimento bastante importante para Quintana, que vai atender principalmente aqueles que mais precisam. Sabemos o quanto custa uma castração, não só o procedimento, mas os medicamentos. Agradecemos ao prefeito [Fernando Itapuã] por mais esta medida tão relevante para o município”, conclui Andréia.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3488-1500/3488-1740.

Leia também