Nesta quinta-feira (22), a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Criança Feliz, localizada no bairro Santa Antonieta, recebeu a cerimônia de abertura da 22ª edição do Programa Sorria Marília. A ação tem como objetivo levar informações sobre saúde bucal de maneira acessível e significativa a toda população mariliense e, em especial, às crianças.
Promovido por meio das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, o evento contou com apresentação dos alunos da unidade de ensino, teatro de fantoches e entrega simbólica dos kits (compostos de escova de dentes, porta-escova e flúor), além da participação dos pais, membros da comunidade escolar, servidores da Educação e de diversas autoridades do município.
PL /O ‘Sorria Marília’ é a semana de atenção à saúde bucal, comemorada no calendário de eventos oficiais da cidade durante a última semana do mês de março. Idealizado em 1999 pelos profissionais do setor público e com apoio da iniciativa privada, as atividades de educação tiveram repercussão tamanha que, em 2000, se tornou um PL (Projeto de Lei) no município.
“Quando começamos essa iniciativa, eu era professor e lembro que conseguimos um bebedouro separado para fazer a escovação. Ver a evolução que chegou, com porta-escovas adequados e toda a estrutura é muito gratificante. Sempre digo que eu tenho gratidão por fazer parte desta história, de transformar a vida de cada aluno de Marília”, afirma Helter Rogério Bochi, secretário municipal da Educação.
De acordo com a Prefeitura, durante o ano de 2024, as ações, coordenadas por cirurgiões-dentistas, serão realizadas em todas as escolas municipais, contando ainda com o envolvimento de auxiliares de saúde bucal, profissionais da Saúde e da Educação, além dos estudantes da faculdade de odontologia da Unimar (Universidade de Marília).