A Secretaria Municipal da Saúde de Oriente, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e um grupo de alunas do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Marília, promoveu o curso “O Papel do Podólogo na Equipe Multiprofissional de Atendimento ao Paciente com Pé Diabético”. Iniciativa, que teve início no dia 11 de fevereiro e duração de quatro semanas, busca prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos.
Projeto integrador foi desenvolvido pelas alunas do curso “Atendimento Especializado em Portadores de Diabetes Mellitus” do Senac Marília e beneficiou diretamente 27 pacientes diabéticos da cidade. Durante quatro semanas de encontros no Senac, participantes receberam atendimento podológico e orientações específicas para a prevenção do pé diabético, uma das complicações mais graves da doença. Ação contou com o acompanhamento de quatro profissionais da saúde municipal e foi conduzida pelas alunas podólogas sob a supervisão da professora Cláudia Britto.
Durante os encontros, foram abordados os temas: higienização correta e diária dos pés; identificação precoce de feridas ou lesões; escolha adequada de calçados para diabéticos; técnicas de auto massagem para melhorar a circulação sanguínea; reconhecimento dos sinais de alerta para infecções e outras complicações; importância da visita regular ao podólogo; e alimentação e hábitos saudáveis para controle glicêmico.
Curso reforçou a importância da atuação multiprofissional ao paciente diabético e o papel essencial da podologia na prevenção e no tratamento precoce das complicações nos pés. A ação teve uma avaliação extremamente positiva, confirmando a relevância da continuidade dos programas educativos em parceria com o Senac.