A 15ª Feteps (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza) teve como vencedor o projeto “Nema Vision”, desenvolvido por estudantes da Fatec Pompeia Shunji Nishimura. De volta ao formato presencial, a feira superou todas as expectativas em qualidade de produção e presença de público. Em quatro dias de evento, mais de 24 mil pessoas se inscreveram e comparecem à mostra, que ocorreu na Capital.
Entre os 112 projetos de Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia), o de Pompeia foi o que mais impressionou os avaliadores e conquistou a primeira posição. O “Nema Vision” é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar e combater diferentes gêneros da praga agrícola nematóide.
Um dos autores do trabalho campeão, o aluno Miguel Picolo, fez questão de dedicar a vitória ao professor Carlos Otoboni, que estava com o trio desde o começo. Entusiasmado com o resultado, ele conta quais são os próximos planos. “Agora, nossa ideia é coletar mais amostras, melhorar a ferramenta e colocá-la no mercado de forma eficiente”, afirmou.
Cada projeto foi avaliado por três dos 76 avaliadores do Centro Paula Souza. Foram registradas notas de um a cinco para apresentação e postura da equipe, comunicação oral, impacto social, ambiental e econômico do projeto, bem como originalidade e inovação, sendo que os dois últimos critérios tiveram peso dobrado. Do ponto de vista de negócios, os trabalhos foram pontuados segundo critérios de desejabilidade, rentabilidade e viabilidade.