Projeto envolve mães de pacientes atendidos na Santa Casa de Marília

O projeto “Oficina de Costura”, desenvolvido na Santa Casa de Marília, envolve mães de pacientes atendidos pela oncologia pediátrica, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica e visa ensinar o ofício às que acompanham seus filhos durante a internação, muitas vezes por longos períodos. As atividades são desenvolvidas na sala de acolhimento do bloco pediátrico. 

As aulas são ofertadas por meio da produção e distribuição de itens de costura. O projeto busca oferecer soluções práticas e confortáveis para atender às necessidades dos acompanhantes durante longa espera e estadia no hospital, proporcionando uma atividade terapêutica e educativa que promove o bem-estar, a criatividade, a inclusão social e a humanização.

Em um segundo momento, a intenção é estender o projeto às mamães acompanhantes na ala de internação da pediatria. “Além de ser uma forma de distração e relaxamento, a costura também pode representar uma fonte de renda”, disse a assistente social da Santa Casa de Marília, Cristiane de Oliveira, que também conta com o apoio neste projeto da estagiária do Serviço Social, Solange Aguiar.

A supervisão do “Oficina de Costura” é da diretora assistencial e médica da oncologia pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca, com o auxílio da enfermeira gerente do bloco pediátrico da unidade hospitalar filantrópica mariliense, Ana Paula Mancini. Os materiais utilizados são tecidos, linhas, agulhas, tesouras, ferro de passar e máquinas de costura. Para atuar como instrutora foi convidada uma voluntária com experiência e habilidades em costura.

Inicialmente, as atividades estão sendo realizadas uma vez por semana, às segundas-feiras, das 7h às 12h, podendo futuramente ter horário e datas ampliados. Com a produção efetivada, o projeto pretende realizar feiras de artesanato em datas comemorativas como Dia da Enfermagem, Natal, Páscoa e outras. Parte do lucro será revertida para o hospital para a compra de novos materiais.

Leia também