Queiroz comemora 59 anos com muitos eventos e inaugurações

Novo prédio da Vigilância Sanitária e do CCZ está entre as inaugurações de aniversário. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Hoje (28) é aniversário de 59 anos de Queiroz, município com mais de 3.200 moradores, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e localizado próximo às cidades de Pompeia, Quintana e Herculândia.

A história de fundação do município, contudo, começou bem antes do dia 28 de março de 1965. Foi em maio de 1938 que Joaquim Ferreira Gandra tomou a iniciativa de desmembrar da fazenda Paiquerê um lote de terra com a área de 58 alqueires. O terreno foi loteado e vendido à prestação, com a finalidade de se estabelecer um pequeno centro comercial para servir a região agrícola, que na época já era bastante desenvolvida.

A escolha do nome Queiroz deve-se ao fato de na época a fazenda Paiquerê ser dos proprietários da firma Queiroz Ferreira & Cia Ltda. A empresa acolhia grande número de trabalhadores, que chamavam o pequeno núcleo de Vila Queiroz. Porém, o primeiro nome do antigo povoado era Queirozópolis. Posteriormente ficou conhecido como Vila Queiroz e, depois, Queiroz.

Para não deixar o aniversário de 59 anos passar em branco, a prefeitura vem realizando diversos eventos ao longo do mês, como programação especial de comemorações. Os moradores puderam acompanhar competições esportivas, inaugurações e atendimentos gratuitos à população. Os mais recentes foram o Ação Comunitária, com diversos serviços de beleza e saúde de graça, durante dois dias, e a inauguração do novo prédio da Vigilância Sanitária e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) “Jonas Ferreira de Barros”, nesta quarta-feira (27), na rua Odilon Batista da Silva, no bairro Vila Nova. Além da nova sede dos órgãos, foi entregue a segunda pista de caminhada da cidade.

Leia também