Queiroz poderia ter quase 100 clientes a mais na chamada Tarifa Social da conta de energia. Os dados foram divulgados pela própria concessionária que administra a rede elétrica local e mostram que dezenas de famílias, que são elegíveis ao benefício, não desfrutam do desconto de até 65% mensais.
Dos 261 clientes na cidade que poderiam receber a diminuição no valor da conta de luz, apenas 164 estão com o auxílio para consumidores de baixa renda. A adesão ao programa é automática e feita pela própria CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), mas dados divergentes e desatualizados no CadÚnico (Cadastro Único), do Governo Federal, podem inviabilizar a qualificação ao desconto.
O diretor comercial das distribuidoras da empresa, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema que concentra os beneficiários dos programas sociais federais. Assim, para que a identificação seja possível, as informações precisam ser idênticas em todos os bancos de dados. “Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas plataformas ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, alerta Uemura.
A CPFL afirma que também busca ativamente os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple mais famílias. Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a concessionária divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática. “Atuamos em várias frentes para que os clientes que tenham direito a esse desconto efetivamente o recebam, pois é um percentual que pode fazer diferença no orçamento de muitas famílias”, afirma o diretor comercial.