O prefeito de Quintana, Fernando Itapuã, anunciou em live realizada na última semana uma série de medidas e conquistas que marcam o encerramento das contas de 2025 como um dos mais organizados dos últimos anos. Ele destacou que, mesmo diante da queda de quase 10% na arrecadação da Receita Corrente Líquida, todos os compromissos financeiros do município serão quitados ainda neste exercício, sem dívidas com fornecedores, sem necessidade de empréstimos e com os pagamentos dos servidores rigorosamente em dia.
“No dia 28 de novembro, o município realiza o pagamento dos salários e do ticket-alimentação dos servidores. Entre 10 e 20 de dezembro, será paga a segunda parcela do 13º salário — a primeira foi antecipada em fevereiro. Já o salário de dezembro será depositado no dia 30”, afirmou. Itapuã destacou que esses pagamentos garantem que todas as obrigações de 2025 sejam quitadas dentro do próprio ano.
A gestão também ressaltou que Quintana é o único município do estado de São Paulo a pagar o 15º ticket-alimentação, iniciativa que estimula diretamente o comércio local. “Somente nos próximos 30 dias, serão injetados R$ 360 mil no mercado, aquecendo a economia e valorizando nossos trabalhadores.”
Itapuã comentou ainda o cenário econômico do Estado e do país, ainda impactado pela crise pós-pandemia, e reforçou que, mesmo diante desse contexto, o município manteve suas contas em dia. “Vamos terminar o ano sem dever nada a ninguém, com tudo organizado, garantindo o reajuste dos professores e o piso dos enfermeiros”, disse. O prefeito também comemorou a 13ª conta anual aprovada em sua gestão.
HABITAÇÃO /O prefeito também destacou a aprovação do projeto de novas moradias. A Prefeitura aguarda agora os trâmites finais junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das Cidades, e também com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para iniciar o empenho e, posteriormente, a construção das unidades. “O mais difícil já foi feito. Agora é começar a construir. Em todos os nossos governos, nós falamos e construímos”, afirmou.
Itapuã ainda adiantou obras previstas para 2026, como recapeamentos asfálticos, melhorias no recinto de rodeio — que deve ser transformado em um parque de exposições mais funcional e iluminado — e a construção de um novo velório municipal ao lado do cemitério. Todos os projetos, segundo a administração, são resultado de planejamento e da parceria entre poder público, vereadores e população.
Outra novidade é a implantação, já no próximo ano, de uma Escola Cívico-Militar de Empreendedorismo, onde um policial militar da reserva auxiliará na gestão disciplinar da unidade. Quintana também receberá um veículo zero-quilômetro, que será buscado no dia 25 de novembro em São Paulo. O carro foi viabilizado por meio da primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, que ao longo do ano levou cursos ao município. A administração estuda destinar o veículo à Assistência Social e ao transporte de moradores para perícias no INSS, buscando reduzir a demanda sobre a Saúde. “Tudo isso se deve à organização, ao compromisso e ao uso correto dos recursos públicos”, concluiu Itapuã.