Quintana deu um passo importante para aprimorar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Técnicos da alta complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e representantes do sistema judiciário participaram de um encontro de cooperação técnica para fortalecer a articulação entre os dois sistemas e aprimorar o fluxo de atendimento no programa Família Acolhedora.
Entre os principais pontos discutidos na reunião, realizada na semana passada, destacam-se o estabelecimento de protocolos para uma comunicação mais eficiente entre SUAS e Judiciário, o aperfeiçoamento da seleção, capacitação e acompanhamento das famílias acolhedoras, além da otimização do processo de acolhimento e acompanhamento pós-acolhimento de crianças e adolescentes.
Também foram debatidas estratégias baseadas em dados para enfrentar as causas da vulnerabilidade social.
O prefeito Fernando Itapuã ressaltou a importância da iniciativa. “A cooperação técnica entre os dois sistemas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as famílias tenham acesso à proteção e ao cuidado que necessitam”, destacou.