Quintana integra lista de cidades que terão ensino técnico a partir de 2025

Material divulgado pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), e enviado ao O DIA, mostra que Quintana passará a contar em 2025 com ensino técnico em ampliação da modalidade na região de Marília. Atualmente, são 1.141 vagas em 27 escolas, mas no próximo ano vão chegar a 3.786 em 57 unidades que oferecem a modalidade, conforme a pasta. 

“Esta é mais uma das ações da Seduc-SP para valorizar o ensino técnico, citado por especialistas como etapa importante para impulsionar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho. As 170 mil matrículas previstas para o próximo ano letivo contemplam os estudantes que estarão na 2ª e 3ª séries do ensino médio”. Além de Quintana, na região de Marília, mais 27 cidades passam a ofertar o ensino técnico em 2025. No município, a rede estadual conta com uma unidade, a escola Professor Altino Arantes, que atende estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do médio. Também há a ofertas de cursos superiores, por meio da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

A Seduc-SP informa ainda que no próximo ano serão ofertados os mesmos nove cursos da grade da Educação (administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas). As aulas são ministradas por professores contratados pela pasta estadual.

Estão abertas ainda as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores do Itinerário de Formação Técnica Profissional do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp24.

ESTÁGIO

A possibilidade de ampliação do ensino técnico em todo o estado, com a consulta à rede, acontece ao mesmo tempo em que a Educação aguarda a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do projeto de lei para a criação de um programa exclusivo de estágio. 

A proposta prevê o pagamento de bolsas mensais de R$ 800 a estagiários que frequentam os cursos na área de tecnologia oferecidos no itinerário formativo de ensino médio técnico, de ciência de dados e desenvolvimento de sistemas. Para os demais cursos, a expectativa é de um pagamento mensal de R$ 650.

Leia também