Quintana: reforma da Santa Casa tem previsão de ser concluída no fim deste mês

As obras de reforma da Santa Casa de Quintana têm previsão de serem concluídas no fim deste mês, com o retorno do atendimento no prédio do PA (Pronto Atendimento) já em agosto. Informações foram divulgadas pela secretária da Saúde, Andréia Lopes Pereira, e o prefeito Fernando Itapuã, em entrevista. Atualmente, com as melhorias em andamento, o atendimento foi transferido para a USF (Unidade de Saúde da Família) 2, que fica na rua Francisco Meleiro, s/n, no bairro Santo Antonio. Ou seja, não foram interrompidos.

“Acredito que até agosto retorne o funcionamento do PA no prédio, lembrando que não houve prejuízo ao atendimento. Estamos na fase de conclusão, de pintura, colocação de granito e mármore nos gabinetes e depois começa a instalação dos equipamentos”. Além dessas melhorias, houve a troca dos pisos da cozinha e da sala de curativos e serão trocados os mobiliários, como cadeiras e poltronas.

A última grande reforma que a Santa Casa recebeu foi em 2016, em gestão anterior do atual prefeito. Com as melhorias, a população será atendida com mais conforto. Além disso, a unidade deve passar a realizar exames de ultrassom, por meio de contratação de empresa. Hoje, já oferece exames de sangue, em parceria com laboratório. “Um salto gigantesco. Vamos melhorar ainda mais a saúde que já oferecemos à população”, destaca a secretária da Saúde.

A modernização da Santa Casa ocorre para atendimento das demandas da ampliação do teto MAC (Média e Alta Complexidade), que está em tramitação. Com isso, a unidade poderá realizar exames que são importantes para realização de diagnósticos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada futuramente.

A Saúde de Quintana hoje conta com sistema totalmente informatizado, que ajuda na gestão das informações e melhora o fluxo do atendimento. Andréia destaca ainda o investimento em veículos para transporte de pacientes e na Casa de Apoio instalada em Marília para pacientes em tratamentos de saúde.

Leia também