De acordo com as informações disponíveis no DivulgaCand, ferramenta das eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Quintana tem 46 candidatos na disputa para nove cadeiras do Legislativo, o que dá mais de cinco por vaga. Segundo o O DIA apurou, a maior coligação, chamada de “Com a força do povo”, tem 30 postulantes, enquanto pela “De mãos dadas por Quintana” são 16.
As campanhas oficiais já tiveram início na cidade no último dia 16 e estão liberados os pedidos de votos na internet e nas ruas, assim como a distribuição de santinhos e as carreatas, por exemplo. De acordo com o Tribunal Superior, para o cargo de vereador o limite de gastos em Quintana é de R$ 15.985,08. Já o limite de contratação de pessoal é de 27.
Ainda segundo o TSE, para o cargo de prefeito, o limite é de R$ 159.859,76 e o de contratação é de 53 pessoas por candidato. Disputam a chefia do Executivo o candidato à reeleição Fernando Itapuã, com a vice Clarice Porto, e o ex-prefeito Nilton Silvério, que tem como vice Luiza Relvas, que atualmente ocupa o cargo.
Este ano, para as eleições de outubro, Quintana conta com 5.331 eleitores aptos a irem às urnas, sendo que 93,81% com biometria coletada. O pleito será híbrido, por isso, aqueles que não coletaram a biometria, mas estão com o título de eleitor regularizado, poderão votar. Dos eleitores, 51% são mulheres e 49% homens, com a faixa etária predominante de 45 a 59 anos e grau de escolaridade que prevalece é o ensino médio completo. Nas eleições anteriores para escolha de prefeito e vereadores, o eleitorado apto de Quintana era de 5.398.
GRATUITO
Segundo o TSE, o horário eleitoral gratuito ou a propaganda eleitoral gratuita tem início no dia 30 de agosto. As inserções gravadas pelas candidaturas e legendas devem ser exibidas nas emissoras de rádio e TV que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado, Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas, de segunda-feira a sábado.