quinta-feira, 8
de
janeiro
de
2026
☁️ 29°C

Recolhimento de pneus é reforçado para reduzir focos da dengue em Marília

Destinação correta de pneus é reforçada com ação da Prefeitura. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Marília intensificou o trabalho integrado entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e Serviços Públicos para ampliar o recolhimento de pneus inservíveis, considerados importantes criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

Na manhã desta terça-feira (6), representantes das duas pastas estiveram na Reversa Pneus, ecoponto específico para o descarte correto desse tipo de resíduo, localizado na avenida Antonieta Altenfelder, nº 2.041, no bairro Santa Antonieta, zona Norte da cidade. Participaram da visita a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, além de técnicos das áreas de saúde e zoonoses.

O encontro com o proprietário da empresa, Edmílson Ferreira, teve como objetivo alinhar novas estratégias para o recolhimento correto de pneus nos primeiros meses do ano, período marcado pelo aumento das chuvas e maior proliferação do mosquito. A Reversa Pneus é parceira da Prefeitura desde 2013 e é responsável pelo gerenciamento da coleta, armazenamento e destinação final dos pneus inservíveis no município.

Segundo a Secretaria da Saúde, pneus descartados de forma irregular em quintais, terrenos baldios e vias públicas acumulam água e se tornam ambientes propícios à reprodução do Aedes aegypti. A orientação é que moradores que possuam pneus sem uso façam o descarte diretamente no ecoponto ou acionem o serviço municipal para recolhimento.

A Prefeitura informa que a população pode solicitar a retirada de pneus por meio do Disk Dengue, pelo telefone 150. O atendimento é gratuito e direcionado especialmente a pessoas que não têm condições de levar o material até o ecoponto. A Reversa Pneus recebe os resíduos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a administração municipal, o descarte correto contribui não apenas para a redução de focos do mosquito, mas também para a destinação ambientalmente adequada do material. Após o armazenamento temporário, os pneus são encaminhados para trituração e reaproveitamento na fabricação de outros produtos de borracha.

A intensificação das ações faz parte das estratégias adotadas pelo município para reforçar o combate à dengue durante o período de maior risco de proliferação do mosquito.

Leia também