Referência nacional, programa de Quintana é destaque em seminário

Secretário de Quintana, Carlos Pereira, durante evento; programa é referência no país. Foto: Allyson Cabrini

O programa “Família Acolhedora”, criado em Quintana e referência nacional, mais uma vez chama a atenção e agora é pauta em seminário que será realizado no próximo dia 4 em Bebedouro (SP). Segundo o secretário municipal da Promoção Social, Carlos Pereira, representantes da pasta foram convidados para apresentarem o programa a municípios que têm interesse em implantá-lo naquela região do estado.

Criado numa parceria entre o Poder Judiciário e o governo de Quintana, o programa surgiu no segundo ano do primeiro mandato do prefeito Fernando Itapuã e visa oferecer proteção e abrigo temporário às crianças e aos adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias de origem, oferecendo escuta, acolhimento e proteção. Além disso, promove a participação deles na vida familiar e comunitária.

“Vamos apresentar o programa e explicar como ele funciona aos municípios que fazem parte da Drads [Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social] de Bebedouro para que eles possam implantá-lo. O objetivo é prepará-los para que ingressem neste método de acolhimento bastante humanizado. Essas crianças e adolescentes que fazem parte do programa não são institucionalizadas, ficam com famílias acolhedoras da cidade, recebem amor, carinho em um ambiente familiar e têm contato com seus familiares de origem. Ainda contam com assistência integral dos setores da saúde, educação e social”.

A equipe técnica do programa é formada pela psicóloga Luana Del Valle e a assistente social Érica Vieira, que fazem o acompanhamento das crianças e adolescentes e de suas famílias, atuando para a reintegração dos acolhidos. Elas vão participar, juntamente com o secretário, do seminário em Bebedouro.

Hoje, o programa “Famílias Acolhedoras” conta com dez famílias cadastradas e cinco crianças acolhidas, com média de idade de oito anos. “É uma alegria imensa ver o sucesso do programa, as primeiras crianças acolhidas estudando, trabalhando. Agradecemos o apoio do prefeito Fernando Itapuã, que teve visão para criá-lo e entende a importância dessa iniciativa. A procura de outros municípios de ajuda para implantá-lo cresce a cada dia”.

Leia também