terça-feira, 16
de
setembro
de
2025
⛅ 17°C

Reforma da UPA Norte entra na reta final e entrega ocorre no dia 27

Equipe da UPA Norte em área com leitos para pacientes; quinta obra na Saúde que será entregue pela prefeitura - Foto: Paulo Cansini

A reforma da UPA Norte (Unidade de Pronto Atendimento) está na fase final e a entrega das melhorias vai ocorrer no próximo dia 27. Anunciadas em março pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), as obras executadas visam melhorar a estrutura física da unidade e o atendimento disponibilizado aos pacientes. A unidade, assim como a UPA Sul, é gerenciada pela ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário).

Entre as melhorias realizadas estão substituição de portas internas e externas por modelos que atendam às necessidades de segurança e acessibilidade, troca do telhado, de computadores, pintura interna e externa do prédio, instalação de novos aparelhos de ar condicionado e de transformador e criação de ambiente mais lúdico na pediatria. Além disso, a UPA passa a contar com mais leitos de retaguarda, cadeiras estofadas na recepção, macas adequadas, cadeiras de rodas, mais médicos e outros profissionais de saúde.

Em agosto, a Prefeitura, em parceria com a ABHU, fez a entrega da reforma da UPA Sul. Ao todo, o município anunciou 12 obras na área da saúde e quatro foram concluídas. Além da UPA Sul, houve a entrega das melhorias nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Vila Barros, Toffoli e Jânio Quadros. Estão em andamento as reformas da UBS Castelo Branco, do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), da Policlínica Zona Oeste, das USFs Cavalari e Parque dos Ipês, e a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) no Parque das Nações, na região Norte, e do CAPS 24 Horas, que ficará na zona Sul.

PROJETO /Nesta semana, a UPA Norte e a UPA Sul foram contempladas no ProADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), no projeto “Boas Práticas”, iniciativa que selecionou 100 unidades em todo o Brasil para qualificação da atenção especializada às urgências e emergências. Objetivos são reduzir o tempo de atendimento, aumentar a precisão dos diagnósticos e padronizar medidas que impactem diretamente na diminuição da mortalidade.

Leia também