quarta-feira, 6
de
agosto
de
2025
⛅ 13°C

Região de Marília: 500 alunos farão provas classificatórias do ‘Prontos pro Mundo’

Em Marília, estudantes realizarão a prova na Escola Estadual Prof. Amilcare Mattei Foto: - Reprodução

Na região de Marília, 500 alunos da rede estadual de ensino terão seus conhecimentos avaliados na próxima semana durante as provas de seleção para o Programa Prontos pro Mundo. A partir da próxima segunda-feira (4), 26 mil estudantes farão as provas para participarem do projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado que leva alunos da rede de ensino para viagens e estudos de três meses a países de língua inglesa. Essa é a primeira etapa para que a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) conheça os 500 estudantes que embarcarão no primeiro semestre de 2026.

O exame de proficiência deve ser aplicado entre os dias 4 e 8 de agosto, nas próprias escolas estaduais, conforme cronograma definido por cada unidade de ensino. Essa prova avalia o conhecimento dos estudantes em leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.

Estão classificados para as provas alunos que estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio em 2025; fizeram o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental; tiveram ao menos 90% de frequência no ano passado; e obtiveram certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação.

Este ano, o Governo do Estado expandiu a possibilidade de participação nas provas para alunos que estavam matriculados no Ensino Fundamental em redes municipais paulistas e agora estudam na rede estadual.

A lista com os nomes dos classificados para as provas está disponível na internet, mas cada estudante também foi avisado individualmente por meio do aplicativo Sala do Futuro, ferramenta da Seduc-SP que reúne boletins, frequência e outras informações acadêmicas.

Após a etapa do teste, os estudantes aprovados passarão por outras fases para a seleção dos intercambistas, que envolve, por exemplo, a avaliação das notas do primeiro semestre deste ano.

O resultado final, com os 500 nomes selecionados para o intercâmbio no primeiro semestre de 2026, deve ser divulgado até o fim de agosto.

Leia também