Região de Marília apresenta crescimento do PIB no 1º trimestre de 2024

Vista de Marília. Foto: Reprodução/Internet

Dados levantados pela Fundação Seade revelam que, de janeiro a março de 2024, o PIB (Produto Interno Bruto) da região de Marília apresentou crescimento, assim como de outras 12 das 20 regiões pesquisadas.

A região administrativa de Marília, que representa 1,6% do PIB do Estado, teve crescimento de 2,1% no primeiro trimestre de 2024 comparado ao trimestre imediatamente anterior, ficando em terceiro lugar de avanço no Estado. Em valores correntes, o PIB da RA de Marília foi de R$ 12,4 bilhões no período.

No acumulado dos três primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB da Região Administrativa de Marília recuou (-1,0%).

Para conferir dados de outras regiões, o link é: https://pib.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/10/2024/06/PIB-regional-sao-paulo-cresceu-treze-das-vinte-regioes-primeiro-trimestre-2024.pdf.

ESTADUAL /Já o Produto Interno Bruto do estado de São Paulo cresceu 3% no acumulado de 2024, de janeiro a abril, em relação ao mesmo período do ano anterior. Todos os setores apresentaram variação positiva, com destaque para a indústria (3,5%), seguida por serviços (2,4%) e agropecuária (1,7%).

Segundo a Fundação Seade, o bom desempenho da indústria está relacionado ao aumento de contratação de empregos formais no setor. Em 2024, de janeiro a abril, houve aumento de 70% de empregos com carteira assinada em São Paulo em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 72 duas mil novas vagas criadas em 2024 na área industrial, contra 42 mil em 2023.

“O Estado de São Paulo segue crescendo na direção certa e gerando emprego. A alta de 3% do PIB estadual no primeiro quadrimestre do ano reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da economia local. Vamos seguir trabalhando para fazer São Paulo ainda forte, com mais recursos e investimentos”, destaca o governador Tarcísio de Freitas.

Leia também