Região rural de Ocauçu recebe sistema de saneamento básico

Mapa mostra onde serão instaladas as novas fossas (Reprodução/Edital)

O bairro de São Benedito, localizado na região rural de Ocauçu, deverá receber um importante investimento em saneamento básico por meio da instalação de fossas sépticas biodigestoras. Trata-se de um sistema que garante o tratamento de esgoto e a consequente melhoria da qualidade da água na região.

A empresa cadastrada como Felipe Gimenez foi a vencedora da licitação com o lance de R$ 306.670,32. A informação consta no Diário Oficial do município. O valor global estimado no edital era de R$ 360.792,96. 

Ainda segundo consta no documento licitatório, 97% das obras devem ser custeadas pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), sendo os 3% restantes de responsabilidade da Prefeitura de Ocauçu, como contrapartida. “Em muitas moradias rurais do município, o esgoto produzido é destinado às fossas negras, caixas abertas ou até mesmo lançado na superfície do solo, contaminando diretamente o lençol freático, causando sérios problemas que afligem as populações rurais, como maus odores, riscos de doenças e presença de moscas”, consta na justificativa do projeto apresentado.

Conforme cita o texto, o sistema biodigestor possui três funções principais, sendo a prevenção de doenças, proteção do lençol freático e produção de adubo orgânico. O objetivo é conservar a qualidade dos rios da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, região onde a cidade está localizada.

Para tanto, serão instaladas 44 fossas em propriedades rurais. As famílias moradoras serão capacitadas sobre os benefícios do sistema por um técnico responsável. O prazo para finalização das obras é de 90 dias a partir do recebimento da autorização para início dos serviços.

Leia também