quinta-feira, 28
de
agosto
de
2025
☁️ 15°C

Relatório informa fila com mais de 24 mil à espera de especialistas

Unidade do ESF; relatório mostra que Marília tem 50 equipes do Estratégia Saúde da Família - Assessoria de Imprensa

Um dos grandes desafios da gestão do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) na área da saúde será atender à atual demanda reprimida de especialidades médicas em Marília. Segundo o relatório da equipe de transição do prefeito, que contém 235 páginas, apenas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia e ortopedia, a fila por atendimento tem 18 mil pacientes. Somente na ortopedia são nove mil.

Outra especialidade que demanda atenção é a saúde mental, com mais de seis mil aguardando por uma consulta com psiquiatria. E os números dos boletins de agravos de notificação compulsória, disponíveis no Portal da Transparência da prefeitura, mostram um aumento significativo nos registros de violência autoprovocada, que chega a quase 74%. Em 2023, foram notificados 423 casos, ante 735 até 28 de dezembro do ano passado.

Ainda conforme o relatório da equipe de transição nomeada pelo prefeito, que tinha participação da secretária da Saúde, Paloma Libanio, no caso da saúde mental é necessário fortalecer o atendimento em psiquiatria e psicologia, com ampliação de equipes e estrutura especializada. Já em relação às especialidades de dermatologia, otorrinolaringologia e ortopedia, é preciso a criação de mutirões em parceria com a iniciativa privada, além da otimização de recursos humanos existentes, ações que podem reduzir as filas e garantir acesso mais ágil à população. Apenas na ortopedia, aumentar o número de especialistas na rede e criar protocolos que priorizem casos mais urgentes também vão ajudar neste momento.

Apesar de ser um procedimento simples, a fila de pacientes por exames de raio-x, até o fechamento do relatório, era de 13 mil pessoas, o que requer a ampliação da infraestrutura diagnóstica. Além dos mutirões de atendimento, o Plano para os 100 dias informado no documento destaca outras medidas para serem aplicadas, como a criação do Ganha Tempo da Saúde, implementação da saúde digital, reestruturação da assistência à saúde mental para redução de filas, retomada do programa Mãe Mariliense, reorganização e fortalecimento da atenção primária, instalação de AME (Ambulatório Médico de Especialidades), melhorias nas unidades de pronto atendimento para diminuir a espera, ações em várias secretarias para controle da dengue, garantia de atendimento integral aos pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e melhora no fornecimento e distribuição de remédios.

Na entrevista coletiva no primeiro dia de governo, Vinicius Camarinha anunciou que nesta semana a população receberá boas notícias para a área da Saúde. É aguardada a divulgação da data de início dos mutirões de atendimento.

Leia também