Representantes de Queiroz participam de Fórum sobre Influenza Aviária

Representantes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Queiroz participaram recentemente do 1° Fórum de Influenza Aviária do Estado de São Paulo, evento que reuniu especialistas e autoridades para discutir medidas de proteção contra a doença que atinge principalmente as aves. O foco dos debates foi a segurança dos trabalhadores, dos animais e de toda a rede de produção do setor.

Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em conjunto com a Câmara Setorial de Ovos e Derivados, o fórum promoveu o encontro de especialistas do Brasil e de outros países, com o objetivo de discutir estratégias de prevenção e medidas de controle da doença.

Em agosto do ano passado, Queiroz entrou em alerta com a gripe aviária, fazendo com que a prefeitura decretasse por 90 dias estado de alerta zoossanitário em todo território do município. A cidade é conhecida como um dos maiores produtores de ovos do país, com cerca de três milhões de aves, distribuídas em aproximadamente 97 propriedades rurais, segundo a administração municipal. Na época, o objetivo do estado de alerta foi de reforçar as medidas contra a influenza entre aves e a disseminação da doença.

No evento realizado na capital paulista, a segurança da cadeia produtiva foi bastante debatida. “Este fórum se destaca como um momento importante para discutirmos uma só saúde. A integração entre as secretarias, as instituições privadas e, principalmente com o setor produtivo, é fundamental para manter a influenza aviária longe de seu plantel comercial de aves” aponta Maria Carolina Guido, diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Leia também