sábado, 5
de
julho
de
2025
🌞 11°C

Reuniões de alinhamento fortalecem atendimento nas UPAs de Marília

No primeiro semestre de 2025, as unidades já somaram mais de 120 mil atendimentos - Foto: Divulgação

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da zona Norte e da zona Sul, vinculadas ao HBU (Hospital Beneficente Unimar), vêm passando por um importante processo de reestruturação. Além dos investimentos em infraestrutura e reforço das equipes, reuniões frequentes de alinhamento entre os profissionais têm sido fundamentais para garantir um atendimento humanizado, ágil e seguro aos pacientes.

De acordo com a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, as reuniões são essenciais para manter a sintonia entre as equipes e assegurar que o padrão de excelência do hospital seja replicado também nas unidades de urgência e emergência. “As UPAs são instituições públicas sob a gestão do Hospital Beneficente Unimar. Nosso compromisso é que elas ofereçam a mesma competência de atendimento que o hospital já realiza”, destaca.

Segundo a superintendente, os encontros entre os profissionais acontecem de forma rotineira e estratégica, focando tanto nos fluxos de atendimento quanto na ambiência das unidades. “Estamos investindo fortemente para que, nos próximos 30 dias, as duas unidades estejam totalmente revitalizadas, com mobiliário novo, pintura completa, telhados trocados e ambientes mais acolhedores”, complementa.

Outro foco das reuniões é o acompanhamento criterioso dos pacientes em estado mais delicado. “Trabalhamos para que a permanência de pacientes nas UPAs seja a menor possível. Nossa meta é que eles fiquem no máximo por algumas horas. Mas, nos casos em que isso não é viável, garantimos que esses pacientes estão recebendo assistência completa, como se estivessem internados em um hospital”, explica Márcia.

Somente no primeiro semestre de 2025, as unidades já somaram mais de 120 mil atendimentos, sendo mais de 66 mil na UPA Norte e mais de 56 mil na UPA Sul, evidenciando o papel estratégico dessas estruturas no acolhimento da população em situações de urgência e emergência.

Leia também