Saúde de Herculândia confirma interesse em vagas remanescentes do Mais Médicos

Interesse nas vagas foi feito na última semana, depois do lançamento de edital. Foto: Governo Federal

Herculândia confirmou o interesse nas vagas remanescentes do programa Mais Médico, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada ao O DIA pela secretária de Saúde do município, Adriana Freitas.

A resposta foi enviada ao Governo Federal na última semana, respeitando o prazo imposto no edital do 38º ciclo do programa, que consta 116 vagas para localidades com muito alta vulnerabilidade e 176 vagas para alta vulnerabilidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Médicos foi criado em 2013 para fortalecer a atenção primária nos atendimentos em todo o país, garantindo o acesso a médicos em regiões mais carentes.

Segundo a secretária de Saúde de Herculândia, a confirmação da destinação ou não das vagas para a cidade poderá ocorrer ainda nesta semana.

Adriana Freitas afirma que o programa é importante para complementar os atendimentos municipais.

“Agrega valor e sem contar que é um profissional com investimento de contrapartida que facilita muito para nós. Hoje, em Herculândia, nós temos três profissionais onde a gestão faz o financiamento 100%. Ou seja, são médicos contratados pelo município. Nós tínhamos um do programa Mais Médicos, mas que pediu desligamento em maio. Então estamos aguardando o preenchimento dessa vaga”, afirma a secretária de Saúde.

Entre as vagas oferecidas, existem as de financiamento federal e as chamadas “vagas de coparticipação”, em que os municípios autorizam que o valor da bolsa dos profissionais do Mais Médicos seja descontado do repasse realizado pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o valor bruto da bolsa do programa é de R$ 14 mil.

Leia também