segunda-feira, 7
de
julho
de
2025
🌞 18°C

Saúde de Lupércio deve imunizar 95% do público-alvo contra a gripe

Trabalhadores dos Correios passaram a fazer parte do grupo prioritário de vacinação neste ano Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Prefeitura de Lupércio, por meio da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde, realiza a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Vacinação teve início na última terça-feira (1º) e tem como meta imunizar 95% do público-alvo.

Devem se vacinar contra a gripe crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto), trabalhadores da área da Saúde e da área da Educação, idosos (pessoas com 60 anos ou mais), pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais das Forças Armadas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte coletivo (urbano e de longo curso), funcionários do sistema de privação de liberdade e trabalhadores dos Correios, que passaram a fazer parte do grupo prioritário de vacinação neste ano. Também será imunizada a população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Segundo a secretária municipal de Higiene e Saúde de Lupércio, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues, município recebeu 100 doses da vacina e, até a tarde desta segunda-feira (7), apenas 0,5% do público-alvo havia sido vacinado. Imunização é feita na Unidade de Saúde de Lupércio, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.

A vacina contra a influenza ajuda a evitar possíveis quadros de pneumonia e outras infecções respiratórias mais severas. “Se vacinar contra a gripe é de extrema importância, tanto de caráter individual (para cuidado próprio), como de caráter coletivo, porque diminui a disseminação do vírus na comunidade”, informa Rodrigues. Ela destaca que a vacinação é realizada durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. De acordo com a secretária, pessoas que estiverem com gripe devem aguardar para serem vacinadas.

Para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses e a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, estimados em cerca de 50 milhões de pessoas.

A vacina trivalente, utilizada em 2025, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B. Ela é segura, eficaz e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. Está contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Leia também